ForeverMissed
Este memorial online foi criado em memória de nossa amada, Valéria Maria Ohashi, 67 anos, nascida em 9 de maio de 1953 e falecida em 20 de maio de 2020. Lembraremos dela para sempre.

É um espaço para apreciar as boas lembranças, servindo como um refúgio para aliviar a dor e fortalecer a nossa vontade de seguir em frente. Feito para ser uma maneira alegre e feliz de recordarmos o amor de Valéria.

Posted by Priscilla Peixoto on June 20, 2020
Um mês de saudades, minha tia! Te sentimos a nos iluminar, como uma linda e vibrante estrela! ❤️
Posted by Masaru Ohashi Júnior on June 15, 2020
Ouvindo a música deste memorial em homenagem à vida de minha mãe Valéria Ohashi, pensei:
Se a vida segue o curso de um rio, entendo que a perda de quem amamos é como se perdêssemos algumas rotas, direções e sentidos dessa travessia, são planos que deixam de existir com aquela pessoa.
É ao longo desse rio, que colecionamos algumas pedrinhas, às vezes belas e brilhantes, outras àsperas e pesadas.
Dentro delas há consolidado o momento que compartilhamos com as pessoas que amamos. Nesse momento condensam-se cheiros, carinhos, afetos, sabores, sentidos.
É estranho pensarmos que essas pedras belas e brilhantes que chamamos de "Felicidade" ficaram mais belas porque as dividimos.
Ainda que sejam pedras, leve-as consigo, mesmo que sua travessia fique mais difícil, pois afinal, carregá-las também traz um peso, pois guardando-as e abrindo-as em nossos corações é que nossa jornada segue a direção e o sentido corretos, como uma bússola na hora em que estiverem perdidos.
Eternizar esses momentos, trazem de volta aqueles com quem os dividimos, o instante em que encontramos o maior tesouro da vida: aquela pedrinha.
Acho que essa é a lição que aprendi recentemente, pois é uma perda muito dolorosa e que vi como um encerramento de um ciclo de aprendizado da Vida!
Talvez a Vida seja o colecionar dessas pedrinhas para que, depois, consigamos revivê-las, trazer quem amamos de volta, e as abrirmos em nossos corações quando não conseguirmos mais as carregar.
Grato mamãe por me dar tantas pedrinhas, belas e brilhantes.
Posted by Alessia Valadares on June 14, 2020
Em nossas vidas conhecemos muitas pessoas. Algumas delas passam simplesmente. Outras permanecem e marcam de alguma forma.
A querida Valéria chegou e ficou, isto porque a sua personalidade, a sua marca de pessoa "Do bem " falou forte ao nosso coração. Desenvolvemos uma amizade e, ao longo da convivência, aprendemos a ama-la, desejando que tivesse uma vida feliz!
Trocamos muitas correspondências em datas especiais, que eram sempre muito agradáveis.
Ao longo de seu tratamento, vivenciamos as vitórias e as dificuldades. Alegramo-nos e sofremos juntas.
A sua partida para junto do PAI celestial foi um momento difícil, mas o consolo veio ao lembrar que ela também é filha amada de Deus e a sua partida não é o fim, mas o começo da vida eterna.
A marca que ela deixou ficará para sempre em nosso coração.  Beijos querida Valéria
Posted by Ulisses Peixoto on June 7, 2020
Por Alvamir e Marilu Peixoto Pinto (primos), em 07/06/2020;

" Muito comovente e merecida a homenagem prestada à Valéria. Impressionante sob todos aspectos: a mensagem sobre o ser humano que ela foi, a música de fundo e a inclusão do texto em japonês, visto que ela tanto se entrosou com ambas culturas brasileira e japonesa, tudo perfeito. Tenho que afirmar que, dos contatos que tivemos com nossa prima, sempre guardamos a imagem de uma pessoa meiga, de grande coração e sensibilidade. Nos víamos nela o temperamento e doçura de sua mãe Socorrinho. Juntamente com nossa mãe Olegária, formaram um trio de pessoas maravilhosas que deixaram para seus filhos grande exemplo para suas formações. Suas lembranças serão mantidas para sempre em nossos corações. Agradecemos à Deus que tenham existido e o papel que desempenharam em nossas vidas. Adeus Valéria !!!! "
Marilu e Alvamir
Posted by Masaru Ohashi Júnior on June 3, 2020
De Zenaide Barbosa (sua amiga) em 03-06-2020:
"Se há uma palavra para definir Valéria Ohashi essa Palavra é Sabedoria. Que ela utilizava com maestria em toda sua vida. Na convivência com o marido, com os filhos, noras, netos e amigos. Sou bem mais velha do que ela, mas muitas vezes recorri à sua sabedoria, ao seu conselho amigo. Tal qualidade nunca fez de Valéria uma pessoa intronetida na vida dos outros. Tinha grande respeito pela individualidade alheia. Jamais participou de fuxico, jamais falou mal da vida alheia. Tinha um interesse respeitoso e verdadeiro pelas pessoas. Era justa nas suas atitudes. Tinha um coração generoso e pronto para compreender e para socorrer. Enfim, era um ser humano a caminho da iluminação."
Muito obrigado Zenaide. Lindas palavras pela verdade que elas carregam.
Posted by Janaína Valadares Guimar... on May 28, 2020
Só sei que dia 20 de maio de 2020 foi um dia muito triste. Fomos obrigados a dizer adeus a nossa amada Valéria, pior à distância e em isolamento. Falar da Valéria é fácil, ela era sempre atenciosa, elegante, sorridente e muito criativa, como era doce nossa querida Valéria. É difícil aceitar e dizer adeus para alguém tão especial.

A Valéria entrou na minha família como sogra da minha prima Cris, mas foi embora sendo muito mais do que isso, ela se foi como parte da família. Eu nem sei como se explica isso, perdermos uma parte nossa. Ela sempre fará falta.

Lembro do carinho comigo, enquanto tirava as fotos nos aniversários de suas netas e minhas primas. Eu elogiava as decorações e ela me explicava como tinham sido feitas, e como esquecer os relatos do período no Japão. Eu gostava de escutar suas histórias e suas risadas. Quando a Daiso veio para Brasília, ela me avisou pelo Whatsapp: Janaína, a sua cara!☺ Ela era assim lembrava de ser atenciosa com todos, uma elegância incomparável.

Desejo que Deus conforte o coração do Sr. Masaru e dos filhos Masaru e Alberto. Contem sempre conosco, te amamos, Janaína e Carlos.
Posted by Ulisses Peixoto on May 27, 2020
Minhas lembranças como irmão mais novo, são dela com seu sorriso peculiar e carinhoso em seus braços quando criança em Paulo Afonso/BA, ao seu lado e do marido quando jovem no passeio de Catamarã pelos rios de Recife/PE e do lado da minha esposa, filhos e neto nos passeios da tarde nos Shopping em Brasília/DF. Saudades e serenidade, pois estará agora em nossas orações e sempre nos protegendo !!
Posted by Andre Catunda on May 26, 2020
Valéria , onde quer que você esteja será sempre lembrada como um pedaço da história da minha vida e da minha família . Ética , amiga , fiel, alegre e sempre presente . Estaremos sempre conectados com sua alma e a qualquer momento nossas almas se cruzarão novamente e viveremos novas histórias inesquecíveis . André, cyntia , Nilton e Teresinha seus eternos amigos
Posted by Lidiane Melo on May 26, 2020
Guardaremos em nossas lembranças a imagem da Valéria sempre com um sorriso largo ao nos encontrar, muito amorosa e dedicada a família e aos amigos. Força e luz para todos neste momento.
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Amig@s,

Agradeço profundamente todas as mensagens que recebemos de sentimento e de conforto, é bom saber que não estamos sós neste momento tão doloroso, e que traz à família tanto vazio. Saibam que essa paz de espírito está se estendendo a minhas filhas e a minha esposa.

Acredito que minha mãe cumpriu a sua profissão de amor ao próximo, professando à vida que iria vivê-la plena e intensamente, e ajudando a todos ao seu redor a fazerem o mesmo, e sendo assim seguiremos em Paz.
Posted by Priscilla Peixoto on May 26, 2020
Minha querida tia Valéria: mulher doce, admirável, solícita! Tia Valéria foi e é meu grande exemplo de união, fonte de boas lembranças da infância, juventude e vida adulta. Ela se fazia presente, ainda que distante fisicamente, com suas mensagens, ligações, cartões-postais, orações, comentários virtuais em todas as fotos hehe. Por essa razão, tia Valéria esteve presente nas nossas conquistas, mas também nas nossas dores. Aplaudiu as nossas vitórias, se emocionou junto, esbanjou sorriso e carinho por onde passou. Nossos encontros eram leves, perfumados e regados a sorriso e cafézinho bom. Bons tempos em que éramos vizinhos, ein? Era uma tia-avó coruja do nosso Bernardo e doce como seu perfume com todos nós da família Peixoto. Tia Valéria ganhou o céu e nós ganhamos uma estrela, linda, brilhante e que jamais se apagará! Olha por nós, tia, junto com a Vovó Socorrinho, minha companheira até o fim, os Vovôs Alberto e Inácio, e todos os nossos que já se foram. Te amo até o céu! ❤️

Meu carinhoso abraço e minhas orações a todos os Ohashi e Faria. Fiquem com Deus!
Posted by Leidjane Peixoto on May 26, 2020
Minha querida cunhada Valéria, é tão difícil e tão fácil falar sobre você. Você me ensinou que sorrir é sempre o melhor remédio pra tudo! Com você aprendi a fazer curylex, comida indiana que você aprendeu com sua sogra. E você dizia sempre que eu fazia: "Jane, você é uma boa aluna, você aprendeu direitinho." Tivemos muitos momentos felizes com nossas famílias e são esses momentos que irei guardar no meu coração, com a certeza de que DEUS e o Divino Espírito Santo te levaram para um lugar especial ao lado da sua e nossa Socorrinho, minha sogra/mãe! Sinta-se beijada por nós, todos os dias! Com carinho, Jane.
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Mensagem de Tia Dolores:
"Grande mulher, mãe, irmã, amiga, cunhada, avó e tia avó, de uma simpatia peculiar e com um coração enorme, se fazia presente sempre sem importar a distância, seu "oiê", jamais será esquecido sempre acompanhado de um sorriso sincero e acolhedor. Um exemplo de ser humano a ser seguido, como ela me falou sobre o transplante: Se não dê certo, não posso reclamar fui feliz e muito amada nesta vida, esqueceu de dizer que foi especial, e fez a diferença na vida dos tiveram o privilégio de conhecê-la."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Mensagem de Vanessa (afilhada):
"Uma segunda mãe querida, madrinha amada, presente em todos os momentos e conquistas, carinho em forma de gente e coração que transborda amor e afeto, um cheirinho só dela é um sorriso largo cheio de alegria que guardarei no meu sorriso para sempre."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Mensagem de Victor Faria:
"Tia Valéria
Uma filha, amiga, irmã, mãe, tia e avó sensacional...
Determinada, corajosa, guerreira, tinha a maior vontade de transformar, o Brasil e o mundo, em um lugar melhor.
Sempre Elegante, vaidosa, com seu lindo sorriso no rosto, irradiava seu brilho de luz, por onde passava.
E uma MULHER também sempre preocupada em cativar, cuidar, demonstrar seu carinho e afeto aos seus, não importa onde e quando, sempre estava lembrando dos seus filhos, irmãos, sobrinhos, netos, sobrinhos netos, e até lembrava de suas Noras.
Não conheci alguém que dissesse algo que fosse ao contrário da pessoa amável que sempre foi para mim, e para todos que a tinham por perto, mesmo que não de perto. Conseguia se fazer presente, de onde estivesse.
Perto ou longe, sempre estava com os mimos, cuidados para todos.
Não esquecia uma data se quer, nas suas viagens, nem que fosse um cartão postal, uma mensagem, sempre estava presente, sempre fez questão de estar conosco nos principais momentos da vida dos que lhe eram caros.
Sou eternamente grato, por ter sido agraciado por Deus de ter ela como Tia, do carinho que ela tinha com minha família em especial, com meu filho, minha esposa, e ela ter nos dado um Tio também, que com seu jeito, sempre cuidou, se preocupou em estar presente em nosso meio, mesmo na distância.
Saíram de sua casa, só pra irem conhecer meu pequeno, como agradeço a Deus por ela ter ido, conhecer ele, pois terei como mostrar a ele, quem é e que fez questão de ir lhe ver.
Espero cada dia mais estarmos próximos, meus primos, suas famílias e meu Tio Masaru."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Mensagem de Daisy (Amiga de infância de mamãe):
"Foi como se parte de mim tivesse sido cortada...
Mas, eu só tenho a agradecer a Deus por ter me concedido a alegria de conviver com Valéria, de tê-la tido como amiga.
Meiga, simples, educadíssima, delicada, generosa, talentosa, sincera... mãe ardorosa, avó maravilhosa...
O sinônimo de Valéria era Amor!"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Fábio Aquino para mim em 20-05-2020:
"Eu me lembro de quando éramos jovens e da época do vestibular.. Masaru já estava aprovado pra Eng.Elétrica na Federal, e eu lutando pra uma repescagem.. E frequentemente visitava a casa deles... pra aproveitarmos do violão e relaxar a cabeça ou desenvolver alguma ideia... Lembro do carinho e do cuidado que Valéria tinha com os amigos de seus filhos, trazendo um lanchinho ou perguntando se queríamos alguma coisa ou poderia fazer algo por nós.. Valéria era a alma da casa, o coração da familia.. Onde estiver, estará olhando pelos filhos e marido.. descanse em paz! "
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Grazyella Assunção para mim em 21-05-2020:
"Querido Masaru,
Ontem eu fiquei muito sentida quando soube da notícia do falecimento da sua mãe. E mais sentida ainda de não poder ir pessoalmente te dar um abraço apertado.
Eu não quis falar com você chorando, pra não aumentar a dor, mas sinto muito mesmo... Rezei muito por ela, e muitas pessoas amigas estavam rezando por ela junto conosco. Com certeza ela recebeu essa energia amorosa que mandamos.
Ainda que você tenha dificuldade de acreditar em Deus e nesse mundo invisível, saiba que o amor permanece sempre. E Deus nos dará a todos, principalmente pra você, seu pai e Alberto, a força necessária para superar a dor.
Você é muito amado! Sinta meu abraço beeeem apertado! Porque essa dor é horrorosa, mas ameniza e vira uma saudade gostosa.
Eu e Paulo estamos aqui... Mesmo de longe, para o que você e os seus precisarem.
Um beijo grande."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Patrícia Assunção (Tica) para mim em 20-05-2020:
"Meus sinceros sentimentos pela partida da Valéria!
Nosso abraço à família com ensejo de força e serenidade neste momento tão delicado."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
Da Família Brito para a família Faria (de minha Mãe) em 20-05-2020:
"Tia Dolores: Tio, tia, Nessa e Tito, notícia que nos traz grande tristeza, mas como já foi dito, essa batalhadora descansou.

Pessoa realmente iluminada, simples calma, solidária e de um bom gosto e classe que levaremos como exemplo para todo o sempre.

As roupinhas que ela deu de Lulu E Luca estão guardadas pra meus netos, as balinhas italianas maravilhosas que ela nos fez conhecer ainda irão adoçar as nossas vidas, a manutenção das tradições de rendas, linho e bordados tão chics serão perpetuadas, a fala mansa e de sabedoria extrema também.

Sintam-se abraçados e que Masaru, filhos, noras e netos estejam confortados da melhor forma possível.

A Tio Aluísio um recado especial pelo desprendimento e pela coragem em não titubiar nem um minuto em salvar a sua irmã. Merece todos os louvores e certamente nos ensinou um pouco mais sobre amor incondicional.
Tia Dolores: Família Brito mandou várias mensagens, acredito que essa foi a que tenha traduzido o sentimento de todos, muita admiração, boas lembranças e saudades."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Marcelo Serra Silva para mim em 20-05-2020:
"Meu amigo, receba meus mais sinceros sentimentos pelo falecimento da sua mãe, imagino como está sendo difícil para você ter de enfrentar esse triste acontecimento. Lamento muito que sua mãe tenha partido e que essa infelicidade tenha surgido na sua vida. Meus pêsames para toda sua família que certamente precisa de muita força nessa hora de dor."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Cristina Assunção e Alves para mim em 20-05-2020:
"Meus sentimentos! Recebi a notícia com tristeza. É a parte desagradável da vida: a perda de pessoas tão queridas! Vocês têm o consolo de que fizeram o possível e o impossível para mantê-la viva e saudável! Agora fica a saudade e as boas recordações. O amor incondicional. E esses sentimentos têm fases diversas com tempo variado para vencê-las de acordo com cada pessoa. E o tempo, como disse Jesus, "é a hora que estamos atravessando... Cada minuto de nossa alma permanece revestido de prodigioso poder oculto, quando sabemos usá-lo no Infinito Bem, porque toda grandeza é toda decadência, toda vitória e toda ruína são iniciadas com a colaboração do dia. O tempo é o divino talismã que devemos aproveitar". Muita força, coragem e paz pra vocês nessa fase! Abraço fraterno! ❤ Amor e carinho com seu pai e Alberto. "
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Tânia Alves para mim em 25-05-2020:
"Valéria aqui está como sempre sorridente, feliz, curtindo cada momento. Essa era Valéria. Uma pessoa de presença marcante que vivia a vida intensamente. Uma pessoa carismática. Só tenho boas recordações da nossa amizade e de todos vocês. A saudade é imensa e vai me acompanhar daqui pra frente."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Izabel Assunção para mim em 20-05-2020:
"Que Deus conforte seu coração e da sua família, e lhes dê forças para superar esse momento difícil. Sua mãe era uma pessoa única que guardara um lugar especial nas nossas lembranças.
Sinta-se verdadeiramente abraçado por mim e minha família.... ❤"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Seiko Ohashi para mim em 20-05-2020:
"Meus sentimentos.
Não tenho palavras para tentar confortar vocês.
Na minha memória uma pessoa extremamente alegre e batalhadora. Valéria seu sofrimento acabou, deixou uma família bonita e os filhos bem encaminhados, casados e com netos. Você deixou um imenso legado na Terra. Agora descanse em paz"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Ricardo Alves para mim em 21-05-2020:
"Meus sentimentos pela sua mãe. Que DEUS a tenha.
Que a passagem espiritual de Valéria, seja tranquila."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Cecília Assunção para mim em 21-05-2020:
"Sua mãe sempre será lembrada por sua doçura, gentileza e alegria. Tenho certeza que sua alma está confortada! Que vocês tenham força pra superar esse momento e que nunca se esqueçam de que não estão sós! Amamos vocês."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Guilherme Cabrera para mim em 24-05-2020:
"Nesse momento estamos estarrecidos pela perda de quem amamos, amor e respeito, perde e ganha, e esse ganho é a nossa energia.
Um abraço meu querido amigo e primo."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Alexandre Sacramento Nova em 22-05-2020:
"Meus sentimentos amigo. Que Deus conforte você e sua família. Abraço."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Vanessa Faria para mim em 20-05-2020:
"Sinto muito primo.
Muita Saudade.
Mas estou com o coração grato por todo amor que sempre recebi dela e pelos momentos maravilhosos que vivemos juntas.
Foi mais que uma madrinha, uma segunda mãe pra mim.
Uma mulher e pessoa maravilhosa."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Victor Faria para mim em 20-05-2020:
"Primo, que vcs possam ter força para esse momento que n sei explicar.
Nem o que dizer, se tá doendo pra nós, imagino pra vcs.
O que precisar estou aqui para ajudar!!!"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Humberto Martins (amigo de Alberto e meu) para mim em 21-05-2020:
"Eu me lembro muito bem quando a sua mãe te chamava pelo teu apelido carinhoso de família (Massarinho) sem nenhum receio.
Uma bela maneira de mostrar o grande afeto que ela tinha pelos filhos. Estou com você nos meus pensamentos, meu amigo."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Pablo Cabrera para mim em 20-05-2020:
"Meus sentimento Massaru, que Deus dê muita força a toda família."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Fábio Cardoso e família para mim em 21-05-2020:
"Oi Masaru acabei de receber a notícia sobre a sua mãe... Ficamos muito tristes. Meus sinceros sentimentos e que Deus conforte seu coração e de sua família nesse momento tão difícil. Grande abraço.
Fábio Cardoso e família."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Fábio Amorim para mim em 22-05-2020:
"Fique bem amigo, ela está bem!!!
Não sei se acredita em Deus, mas pessoas boas de coração e bondade como ela tinha, hoje está em paz, tranquila, e sempre nos resguardará com seu sorriso, abraço, com seu perfume e amor. Ela estará entre nós, e como sempre: nos fortalecerá."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Edio Galvão para mim em 24-05-2020:
"Fique bem e agradeça por tudo que sua mãe fez por você, seu irmão e seu pai. Se você é essa pessoa valiosa, honesta e honrosa hoje ela tem uma grande parcela de contribuição. Apesar de ir cedo ela não ficou devendo nada aqui na terra."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Ricardo Tomatieli para mim em 21-05-2020:
"Que a família encontre conforto nas memórias dos bons momentos que viveram, e que o espírito materno e positivo dela o acompanhe sempre."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Ulisses Peixoto para mim em 20-05-2020:
"Em orações pela alma da exemplar filha, tia, mãe e avó. Em Brasília contém conosco para o apoio que for necessário. Deus conforte vocês"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Leidjane Peixoto para mim em 20-05-2020:
"Nossos corações estão partidos, mas em oração para que DEUS e o Divino Espírito Santo alivie a dor de todos!"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Priscilla Peixoto para mim em 20-05-2020:
"Sinto muito pela perda de tia Valéria. Estávamos rezando pela recuperação, sempre em contato com ela e em oração. Tenho muito orgulho e admiração pela mulher e ser humano exemplar que ela foi. Infelizmente Deus teve planos diferentes dos nossos. Que Ele conforte a todos. Se precisarem de qualquer coisa, contem conosco. Não somos nada sem nossas famílias. Beijo grande em todos "
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Dra. Lessia Ilnicki em 20-05-2020:
"Vocês são parte deste legado. E sempre a terão junto a vocês. Desejo que encontrem serenidade, união e amor mesmo neste momento delicado e de dor. Relembrem sempre a alegria e o bem que ela foi e representou. Meus sinceros sentimentos.

Boa noite Alberto, Masaru pai, Masaru Jr, e todos da familia.
Agradeço o retorno e o carinho. São cuidados e conexões como a que tive com a Sra Valeria e vcs que me motivam a cada dia na vida. Ser parte de uma história de respeito e amor na familia. Os caminhos podem parecer trágicos e obscuros, pela dor da ausência e saudades... acredito que ela segue em sua jornada, proxima a Deus.. em um caminho de muita luz e cura. Sempre somos amparados pelo divino. Sinto que ela esta em paz e se recuperando para estar sempre próxima a vcs.

Seus pais são e sempre serão Alberto aonde quer que estejam
Seres de luz. Pesssoas incriveis que demonstram ser capazes de ir além. Transmita a seu pai todo meu respeito e reconhecimento pela sua integridade e sabedoria."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Antônio José Francisco Júnior para mim em 21-05-2020:
"Eu gostava muito de dona Valéria. Ela era bem pra frente.
Contém com nosso apoio no que for preciso."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Eugênio Bomtempo em 21-05-2020:
"Valeria: elegante e doce, descanse em paz. Voce é eterna."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Carolina Assunção e Alves em 21-05-2020:
"Descanse em paz, Valéria! Todo o nosso carinho! Luz e força para a família. Estamos juntos e continuaremos, mesmo de longe, enviamos nosso amor."

De Carolina também para mim em 20-05-2020:
"Desejo muita força. O coração e o pensamento estão aí com vocês."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Roberto Peixoto para mim em 21-05-2020:
"Primo, saiba que pode contar comigo nesse momento difícil, sua mãe era luz e dona de um sorriso que eu nunca vou esquecer. Abs"
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Lucilene Rodrigues em 21-05-2020:
"Valéria será eterna em nossos corações pelo seu lindo sorriso e mulher louvável que cumpriu lindamente a sua Missão "
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Maria Geralda Valadares em 21-05-2020:
"Ela se foi, mas sua lembrança ficará para sempre e ela ficará em nossos corações.
Sinto como vocês a perda de uma pessoa muito especial."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Peter Inglis em 21-05-2020:
"A luz do mundo é mais fraca sem Valéria , que era uma farol de carinho. Vá com deus Valéria e proteja aqueles que deixou."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Claúdia Aparecida Couto em 21-05-2020:
"Sentimos muito a perda de pessoa tão especial como a Valeria. Teremos saudades eternas."
Posted by Masaru Ohashi Júnior on May 26, 2020
De Sônia e Juliana Valença em 21-05-2020:
"Vá em paz Tia Valéria, amamos você. Até mais amiga amada."
Page 1 of 2

Leave a Tribute

 
Recent Tributes
Posted by Priscilla Peixoto on June 20, 2020
Um mês de saudades, minha tia! Te sentimos a nos iluminar, como uma linda e vibrante estrela! ❤️
Posted by Masaru Ohashi Júnior on June 15, 2020
Ouvindo a música deste memorial em homenagem à vida de minha mãe Valéria Ohashi, pensei:
Se a vida segue o curso de um rio, entendo que a perda de quem amamos é como se perdêssemos algumas rotas, direções e sentidos dessa travessia, são planos que deixam de existir com aquela pessoa.
É ao longo desse rio, que colecionamos algumas pedrinhas, às vezes belas e brilhantes, outras àsperas e pesadas.
Dentro delas há consolidado o momento que compartilhamos com as pessoas que amamos. Nesse momento condensam-se cheiros, carinhos, afetos, sabores, sentidos.
É estranho pensarmos que essas pedras belas e brilhantes que chamamos de "Felicidade" ficaram mais belas porque as dividimos.
Ainda que sejam pedras, leve-as consigo, mesmo que sua travessia fique mais difícil, pois afinal, carregá-las também traz um peso, pois guardando-as e abrindo-as em nossos corações é que nossa jornada segue a direção e o sentido corretos, como uma bússola na hora em que estiverem perdidos.
Eternizar esses momentos, trazem de volta aqueles com quem os dividimos, o instante em que encontramos o maior tesouro da vida: aquela pedrinha.
Acho que essa é a lição que aprendi recentemente, pois é uma perda muito dolorosa e que vi como um encerramento de um ciclo de aprendizado da Vida!
Talvez a Vida seja o colecionar dessas pedrinhas para que, depois, consigamos revivê-las, trazer quem amamos de volta, e as abrirmos em nossos corações quando não conseguirmos mais as carregar.
Grato mamãe por me dar tantas pedrinhas, belas e brilhantes.
Posted by Alessia Valadares on June 14, 2020
Em nossas vidas conhecemos muitas pessoas. Algumas delas passam simplesmente. Outras permanecem e marcam de alguma forma.
A querida Valéria chegou e ficou, isto porque a sua personalidade, a sua marca de pessoa "Do bem " falou forte ao nosso coração. Desenvolvemos uma amizade e, ao longo da convivência, aprendemos a ama-la, desejando que tivesse uma vida feliz!
Trocamos muitas correspondências em datas especiais, que eram sempre muito agradáveis.
Ao longo de seu tratamento, vivenciamos as vitórias e as dificuldades. Alegramo-nos e sofremos juntas.
A sua partida para junto do PAI celestial foi um momento difícil, mas o consolo veio ao lembrar que ela também é filha amada de Deus e a sua partida não é o fim, mas o começo da vida eterna.
A marca que ela deixou ficará para sempre em nosso coração.  Beijos querida Valéria
her Life

Valéria Maria Faria Ohashi

Mãe ardorosa, avó maravilhosa... O sinônimo de Valéria era Amor!

Valéria Maria Faria Ohashi nasceu em São João Del Rey, Minas Gerais mas com coração pernambucano. Passou sua infância e juventude em Paulo Afonso, Bahia. Em Recife, começou a faculdade de Medicina mas decidiu dedicar-se a família após ter casado com Masaru, um professor, imigrante japonês, que a havia convidado para uma dança. Ali começava uma história de amor que duraria 47 anos.

Mulher extremamente generosa e vibrante, trabalhou como voluntária na AACD e, por décadas, difundiu a cultura japonesa no Nordeste do Brasil através do consulado do Japão em Recife.Mas sua grande paixão mesmo era a família e os amigos. Chamava os filhos, netos e esposo de ‘’meus amores’’ que eram a sua vida.

Deixava alegria e transmitia vida por onde passava. Com um coração enorme, se fazia presente independente da distância. Seu "oiê", jamais será esquecido sempre acompanhado de um sorriso sincero e acolhedor.

Como mãe, Valéria era anjo, misericordiosa e passou o verdadeiro sentido de amor. Cada descoberta, ela saudava a vida, e celebrava como que fosse um astronauta pisando em Marte, quando era somente seu filho aprendendo os segredos da vida. As conquistas dos filhos eram celebradas.

Já o amor de vó nasceu em 2012, um tesouro. Era assim que ela se referia aos netos, três ao todo, seus tesouros: Mariana, Ária e Igor. A emoção de ser avó era coisa de outro mundo. Era o brotar de toda a vida dedicada aos filhos e dali colher seus mais belos e valiosos frutos.

A família e amigos nunca esquecerão as histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais. Filhos e netos lembrarão sempre da delicadeza da voz, o toque leve e perfumado, o colo aconchegante, o chalé macio, o perfume adocicado e histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais

Valéria faleceu em 20 de maio de 2020 aos 67 anos, vítima de coronavirus.

VERSÃO 1: Alberto. Inspirado nas mensagens de Massarinho, Cristina, Daisy, Dolores, Vanessa e Victor

Mãe ardorosa, avó maravilhosa... O sinônimo de Valéria era Amor!

Valéria Maria Faria Ohashi nasceu em São João Del Rey, Minas Gerais mas com coração pernambucano. Passou sua infância e juventude em Paulo Afonso, Bahia. Em Recife, começou a faculdade de Medicina mas decidiu dedicar-se a família após ter casado com Masaru, um professor, imigrante japonês, que a havia convidado para uma dança. Ali começava uma história de amor que duraria 48 anos.

Mulher extremamente generosa e vibrante, trabalhou como voluntária na AACD e, por décadas, difundiu a cultura japonesa no Nordeste do Brasil através do consulado do Japão em Recife.Mas sua grande paixão mesmo era a família e os amigos. Chamava os filhos, netos e esposo de ‘’meus amores’’ que eram a sua vida.

Deixava alegria e transmitia vida por onde passava. Com um coração enorme, se fazia presente independente da distância. Seu "oiê", jamais será esquecido sempre acompanhado de um sorriso sincero e acolhedor.

Como mãe, Valéria era anjo, misericordiosa e passou o verdadeiro sentido de amor. Cada descoberta, ela saudava a vida, e celebrava como que fosse um astronauta pisando em Marte, quando era somente seu filho aprendendo os segredos da vida. As conquistas dos filhos eram celebradas.

Já o amor de vó nasceu em 2012, um tesouro. Era assim que ela se referia aos netos, três ao todo, seus tesouros: Mariana, Ária e Igor. A emoção de ser avó era coisa de outro mundo. Era o brotar de toda a vida dedicada aos filhos e dali colher seus mais belos e valiosos frutos.

A família e amigos nunca esquecerão as histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais. Filhos e netos lembrarão sempre da delicadeza da voz, o toque leve e perfumado, o colo aconchegante, o chalé macio, o perfume adocicado e histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais

Valéria faleceu em 20 de maio de 2020 aos 67 anos, vítima de coronavirus.

VERSÃO 2: Alberto. Inspirado nas mensagens de Massarinho, Cristina, Daisy, Dolores, Vanessa e Victor

Mãe ardorosa, avó maravilhosa... O sinônimo de Valéria era Amor!

Valéria Maria Faria Ohashi nasceu em São João Del Rey, Minas Gerais mas com coração pernambucano. Passou sua infância e juventude em Paulo Afonso, Bahia. Em Recife, começou a faculdade de Medicina mas decidiu dedicar-se a família após ter casado com Masaru, um professor, imigrante japonês, que a havia convidado para uma dança. Ali começava uma história de amor que duraria 48 anos. 

Mulher extremamente generosa e vibrante, trabalhou como voluntária na AACD e, por décadas, difundiu a cultura japonesa no Nordeste do Brasil através do consulado do Japão em Recife.  Mas sua grande paixão mesmo era a família e os amigos. Chamava os filhos, netos e esposo de ‘’meus amores’’ que eram a sua vida.

Deixava alegria e transmitia vida por onde passava. Com um coração enorme, se fazia presente independente da distância. Seu "oiê", jamais será esquecido sempre acompanhado de um sorriso sincero e acolhedor.

Como mãe, Valéria era anjo, misericordiosa e transmitiu o verdadeiro sentido de amor. Já o amor de vó nasceu em 2012, um tesouro. Era assim que ela se referia aos netos, três ao todo, seus tesouros: Mariana, Ária e Igor. A emoção de ser avó era coisa de outro mundo. Era o brotar de toda a vida dedicada aos filhos e dali colher seus mais belos e valiosos frutos.

A família e amigos nunca esquecerão as histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais. Filhos e netos lembrarão sempre da delicadeza da voz, o toque leve e perfumado, o colo aconchegante, o chalé macio, o perfume adocicado e histórias que exalavam o seu amor e dedicação incondicionais

Valéria faleceu em 20 de maio de 2020 aos 67 anos, vítima de coronavirus. 
Recent stories

Mensagem do Japão

Shared by Masaru Ohashi Júnior on May 31, 2020
勝さんと皆さんへ

徹が旅立ってから、早5ヶ月が過ぎてしまいました。
皆さんに本当に悲しい想いをさせてしまい、申し訳なく思っています。
葬儀の時には、立派なお花と徹への想いを込めたメッセージを届けていただき、ありがとうございました。
私たちも本当に予期していなかったことで、5ヶ月が経ってもまだ、悲しみにうちひしがれています。
葬儀には、徹の人徳をしのばせるように、大勢の方々に弔問いただきました。
息子たちもそれぞれの想いを秘めて、職務に打ち込み、互いに慰めの言葉をかけるゆとりも無く、悲しみに耐えているように思われます。
私は今でも、親しい方々から優しい言葉をかけていただくその都度、涙を流しています。

ブラジルの皆さんには伝えていませんでしたが、徹は2014年2月に胃がんを患い、胃を全て摘出する手術を行いました。他の部位への転移も無く、順調に回復はしましたが、やはり、食事が思うようにとれず、体重は激減し、不眠に悩まされていました。
ただ、唯一の生き甲斐は、徹と同じ血液型(B型)で、同じ巳年生れの72歳違いである慧悟の成長でした。毎週、慧悟への手紙を書いていました。最後には100通を超えていたようです。慧悟は今年の4月から小学生になりましたが、おじいちゃんに買ってもらったランドセルを背負った姿を見てもらうことは出来ませんでした。きっと風になって、見ていたと思います。
昨年3月、徹のたっての希望で、徹の生まれたパラオのコロール島へ家族全員で行くことが出来ました。徹は一人でじっと海を見ていました。何を思っていたのでしょう。正義お父さんの出身大学へも行ってきました。丁度、オープンキャンパスが開催されていて、南洋植物学科の展示会も観てきました。
徹にとって一番うれしかったことは、立派になった、勝さん、誠子さん、正さん家族を日本に迎えることが出来たことだと思います。徹も長年の肩の荷を下ろすことが出来たと思います。
そして、私たちも家族でブラジルへ行き、両親の墓参りが出来ました。それもこれも、徹が頑張ってくれたおかげです。
少々、早い別れとなってしまいましたが、徹の体力的には限界だったのだと思います。
今、天国でどのようにしているのでしょうね。

大橋康子


 追伸
 この手紙をしたためている時、バレリアさんの悲しい知らせが届きました。
 勝さんをはじめ、ご家族の皆さんの深い悲しみを想像し、また私も悲しみにくれています。今も、バレリアの「やすこさーん」と呼ぶ声が耳元から離れません。
 心から、バレリアさんのご冥福をお祈りします。
大橋康子

 勝叔父さん ご家族の皆さん
 昨晩から、バレリア叔母さんと初めて会った35年前のこと、レシフェのご自宅にお邪魔したときのことが次々と思いだされ、心から離れません。とても優しくて大きく、いつも笑顔の人でした。私と弟にもたくさんの愛情を注いでくださいました。
 バレリア叔母さんへの感謝と共に、その魂の安らかなことを祈り、勝叔父さん、マサルJr. 、アルベルトとそのご家族の悲しみを想い、寄り添いたいと思います。
大橋直義

突然の悲しい知らせに、驚きと悲しみでいっぱいです。私たちの思い出の中のバレリア叔母さんはいつも笑顔で朗らかで楽しくて、まさに太陽のような人でした。ブラジルを訪れた時、私たちが楽しめるようにたくさんのおもてなしをしてくれたこと。5年前日本に来た際は慧悟の誕生日をお祝いしてくれたこと。バレリア叔母さんと楽しく過ごした時間は宝物です。
バレリア叔母さんと私たちが出会えたことに感謝し、安らかな眠りにつかれますよう心よりお祈り申し上げます。
大橋漸悟・奈緒美・慧悟

Irmã adorada

Shared by Masaru Ohashi Júnior on May 31, 2020
Valéria que era a irmã de meu namorado, tão falada por ele, Aluisio sempre falou muito pouco, mas sempre falava na irmã Valéria com muito amor e admiração, e em todos os momentos, que lembrava da infância sempre estava acompanhando por ela. Fiquei apreensiva em conhecê-la, mas ela foi muito receptiva e sempre demostrou  que amava o irmão. O 
 e o carinho era recíproco, confirmei isso com o tempo e convivência o que me fez considera-la uma irmã que a vida me deu. Lembro de um almoço no início do namora no apartamento de D. Socorro, estávamos todos a mesa, conversas amenas e de repente veio a pergunta de seu filho mais velho Masaru Jr : 
- tia Dolores quando você vai ser minha tia de verdade? 
Na hora ela ficou preocupada, acredito que com medo de meu constrangimento e disse carinhosamente,
- Ora filho! isso é pergunta que você faça para sua tia? Pergunte a seu tio. Todos ficaram meio que parados e eu respondi que não tinha problema e que eu seria sua tia de verdade, no dia que ele quisesse, independente de qualquer coisa, podia ser sua tia de coração.
No dia do meu casamento na hora dos cumprimentos, ela me falou que desejava que eu fosse muito feliz, tão feliz quanto ela, porque mais era impossível.
O brilho e a alegria que vi nos seus olhos, quando do nascimento de Vanessa, ela veio a noite nos fazer uma visita e falei pra ela que gostaríamos que ela e Masaru batizasem Vanessa, acho que ela recebeu com tanta felicidade a notícia que na hora tive a certeza de que tínhamos feito a escolha certa.
As visitas a sua casa eramos sempre bem recebidos com sorriso sincero com seu "oiê" cheio de alegria, com muitas conversas, petiscos e refrigerante ou água, sempre servidos com muito capricho em bandejas forradas com paninhos com delicados bordados, mesmo que fosse servir um copo de água, você recebia em uma bandeja com um paninho, o que fazia você se sentir especial e todo o carinho e atenção que ele tinha nos mínimos detalhes.
Lembro bem da época que foi pela primeira vez ao Japão, foi um ano ou mais de planejamento, que lembranças iria levar para cada um dos familiares que iria conhecer e até alguns itens de reservas  Lembro das priranhas empalhadas e das peças de renascença que foi até Pesqueira para adquirir e escolher pessoalmente, tinha muito zelo e atenção em tudo que se dispunha a fazer, e quando retornou ainda contou que foi tão bem acolhida, que se desfez de coisas de uso próprio para presentear alguém que demostrou apreciar. Sempre viveu a cultura japonesa com muita admiração, presente na decoração de sua casa, na sala japonesa construída para ter um pouco da cultura de seu amado dentro de seu lar e trazer um pouco de conforto e aconchego para ele.  Depois que retornou, viu no shopping Center Recife, uma mulher que fazia a renascença na porta da loja Renascença, conversando elogiando e admirando, descobriu que está senhora dava aulas particulares, logo se tornou uma rendeira caprichosa.

Dia das Mães em 2020

Shared by Masaru Ohashi Júnior on May 28, 2020
Sua nora Duda prestou homenagem  a nossa amada Valéria produzindo esse vídeo que compartilho aqui.
Grato pelo seu amor Duda.